Pelo quarto ano consecutivo integrando a programação do Verão de Arte Contemporânea com propostas expositivas, a Mini Galeria inaugura o segmento de fotografia dentro da programação do Festival. São duas estréias: a primeira exposição de fotografia com a curadoria de Angelina Camelo e a primeira dentro do VAC.

Do dia 16 de janeiro à 8 de fevereiro, o Palácio das Artes em Belo Horizonte, recebe a exposição Atlas do coletivo de fotografia Companhia Rapadura. O grupo de 13 pessoas, que se encontraram pelo Flickr – plataforma on line de publicação fotográfica, registra suas imagens com câmeras analógicas.

Longe da linguagem da fotografia tradicional, o coletivo apresenta uma diversidade de gêneros fotográficos, como documental, conceitual, cotidiano, urbano e ao mesmo tempo,íntimo. O grupo não se restringe somente ao papel fotográfico, e também divulga seu trabalho por meio de outros suportes, como zines, postais e outros tipos de materiais.

Atlas é o  desejo de reunir lugares íntimos do grupo, através de um percurso imaginário e visual, partindo de um viés pessoal e subjetivo, a idéia da exposição é guiar e espectador através de um percursso  imaginário e visual através da reunião sensível das imagens do coletivo, sem um rumo explícito e sem divisão cronológica ou geográfica.

 

Ficha Técnica:

Curadoria: Angelina Camelo

Concepção e Montagem: Companhia Rapadura

Companhia Rapadura: Allan Fernandes, Ana Helena Tokutake, Ana Lobo, Cicely Salamunes, Clara Canepa, Denise Matsumoto, Denis Fujito, Fernando Nogari, Flávio Seixlack, ManuelaCostalima, Matheus Chiaratti,Paula Muniz e Silvino Mendonça.

 

Data: 16 de janeiro a 08 de fevereiro*

Horário: terça a sábado de 9h30 às 21h e domingo de 16h às 22h

Local: Espaço Mari’Stella Tristão – Palácio das Artes

 

Classificação: Livre

Entrada Franca

Abertura da exposição no dia 16 de janeiro às 19h.

Lançamento do catálogo no dia 08 de fevereiro às 18h.

Exposição Atlas – Abertura 16 de janeiro  – Espaço Mari’Stella Tristão – Palácio das Artes – VAC